Valorizando o trabalho


 

Se existe uma coisa que eu aprendi na minha caminhada até aqui foi o valor que devemos dar ao nosso próprio trabalho. Valorizar o que nós fazemos é imprescindível para o nosso próprio senso de responsabilidade. Revisar, criticar, aconselhar, direcionar, divulgar. Tudo isso leva tempo e trabalho que deve ser feito com competência e cuidado. É nessa hora que provamos o nosso profissionalismo e nosso amor pela profissão que escolhemos.

 O trabalho de revisão me ensinou muitas coisas e uma delas foi o quanto é emocionante o mundo das letras e do nosso idioma natal. Revisar um texto dá trabalho. É preciso perceber os detalhes da escrita de cada autor, as variações na linguagem, os vícios próprios de quem se empolga com o momento mágico da escrita e acaba escrevendo como pensa. Muitas vezes levo duas horas para revisar trinta páginas. São horas de má postura, com os olhos grudados numa tela de computador. Dependendo do prazo de entrega de um trabalho, já passei até seis horas sem intervalo. Um trabalho de marketing também envolve um grande esforço, pois há a criação dos anúncios e a divulgação dos produtos que são a fundamentação de um serviço que deve ter retorno. A consultoria envolve pesquisa por parte do consultor a fim de que possa satisfazer as dúvidas e inseguranças do cliente. Quem trabalha com e-commerce tem todo o trabalho de divulgação, estoque e criação de produtos, envios.

 No que diz respeito à revisão de textos, o autor deve estar ciente de que deve investir em seu livro para que este tenha uma boa qualidade. Não basta escrever e pagar para uma gráfica publicar. Deve haver autocrítica, preocupação em relação à apresentação, preocupação também pelo público ao qual está destinado. O autor valoriza o profissional que valoriza o seu trabalho. É uma troca e um diálogo. Assim como o autor hoje deve caminhar junto com seu público, ele também deve caminhar junto com aqueles que vão trabalhar em seu livro. Se houver essa interação, as coisas fluirão com mais clareza.

 Como esse tema faz referência à saúde mental de pessoas que trabalham através de meios digitais, resolvi fazer uma indicação que ajude a pensar e refletir. Gosto muito do livro de Augusto Cury, O Vendedor de Sonhos, e dos diferentes temas que aborda. O livro traz situações engraçadas e muitas que nos fazem pensar. Fica aqui a dica.

 


Comentários

Postagens mais visitadas