Estou sabendo divulgar meu livro?


 

Muitos escritores hoje em dia fazem a opção de serem independentes, mas mesmo aqueles que estão ligados a uma editora passam pelo mesmo dilema na hora de divulgar seu livro. Aí bate a dúvida. Qual é a maneira certa? Vou compartilhar minha experiência, tendo em vista que já fui ligada a uma editora e hoje sigo com a produção independente. O que posso dizer? Errei muito até aprender a divulgar da maneira certa.

No início, minha ferramenta principal de divulgação era o Facebook. Eu tinha um livro físico na época e fazia parte de uma editora. Mas o marketing da editora não era suficiente e o autor também tinha que fazer a sua parte. O que eu fiz? Entrei no máximo de grupos literários que pude, fazia quotes do livro com belas imagens e frases de efeito, aí eu postava nos grupos e marcava o nome de várias pessoas ligadas a blogs. Isso gerou um marketing ofensivo de minha parte e cheguei a levar advertências de alguns grupos. Mas não foi mais ofensivo do que a prática de alguns autores de abordarem você através de mensagem direta tentando te convencer a comprar seus livros. Essa não é uma prática digna, podem acreditar.

Mas como fazer o certo? Aprendi depois de muito apanhar. Ainda no Facebook criei páginas e grupos para cada livro. Convidei amigos e tudo que era relacionado ao livro eu postava nas páginas. Não precisava marcar ninguém e conseguia chamar a atenção. Criei também um blog só para divulgar os livros, colocando curiosidades e fatos diversos. Participei de eventos literários, fiz boas amizades e parcerias. Meu marketing de ofensivo passou a ser apreciado.

Essa foi a minha maneira de acertar, mas cada um possui suas próprias estratégias, no entanto, espero que esse texto te ajude caso esteja com dificuldades nessa área. E só para fazer um pouco de marketing, vou deixar aqui a indicação de um de meus livros Mudando os Pequenos Mundos, que fala do poder da arte para fazer revoluções.



Comentários

Postagens mais visitadas