O contato com o autor


 

Como leitor, quantas perguntas você já pensou em fazer para o autor daquele livro que te tocou e te tornou fã? Aquela cena que o autor criou, que te causou tantos arrepios e deixou seu coração acelerado, como ela foi desenvolvida? Aquele livro que você leu e adorou, será que vai ter uma continuação? Você leu, mas não entendeu o final, ou ficaram perguntas sem respostas, então, você pensa: o autor tem todas as respostas para minhas dúvidas!

Quem é fã de um autor específico e de sua obra, como J. R. R. Tolkien, C. S. Lewis, Marion Zimmer Bradley, e mais atuais e populares como George R. R. Martin, Dan Brown, Rick Riordan e tantos outros, com certeza sempre teve o desejo ardente de tê-lo conhecido e trocado ideias sobre os livros. Desses que eu citei, é bem provável que um dia obtenha uma resposta dessa lista mais atual, que está ativa nas redes sociais. Isso porque hoje estamos mais conectados do que nunca! A internet possibilita esse contato entre leitor e autor por meio das redes sociais, isso dependendo da disponibilidade que o autor possui para responder perguntas e comentários. Destes que citei, a agenda com certeza é lotada e o acesso um pouco mais difícil, mas vamos olhar para aqueles livros que não são Best Sellers. Para aqueles autores que possuem uma fama mais discreta. Pode não parecer, mas muitos deles estão dispostos a te responder e conversar. Isso porque o autor ama falar sobre a sua obra, saber o que o leitor pensa, tirar suas dúvidas.

Aqui no Brasil, no cenário nacional contemporâneo, você vai encontrar uma grande leva de autores bons que estão dispostos a compartilhar ideias com seu público. Há muita interação nas redes. Eu, como autora, amo responder perguntas e falar sobre meus personagens. Como eu disse em outra postagem, não sou autora de Best-sellers, mas meus livros possuem um público fiel. Eles se dedicam a minha obra e eu me dedico a eles, respondendo sempre que me procuram e buscando interagir com o compartilhamento de novas ideias.

Então, minha dica de hoje para os novos autores, é que sejam acessíveis ao seu público. Converse com eles, responda suas dúvidas, fale sobre seus livros. Acredite que se fizer isso, vai ganhar não apenas leitores fiéis, mas parceiros. Vou deixar aqui a dica de um livro, que na verdade é o primeiro de uma trilogia. Os 13 Tesouros, de Michelle Harrison. Por que esse livro? Foi uma história que eu amei e assim que terminei procurei entrar em contato com a autora. Ela me respondeu, conversamos e foi muito gratificante. Afinal todo autor também é um leitor.



Comentários

Postagens mais visitadas