A Influência de animes, RPGs e fanfics na literatura fantástica


 

Muito se tem falado sobre o que tem sido escrito hoje e de como a facilidade gerada pela internet faz surgir no cenário uma profusão de novos autores. A questão é: isso é bom ou ruim? No meu tempo, nós éramos obrigados a ler no colégio e isso valia nota. Os livros eram de literatura clássica brasileira (que não tinham uma linguagem fácil para adolescentes), somente depois as escolas começaram a adotar uma série de livros com linguagem e tema mais voltados para a juventude, como os da Coleção Vagalume (inesquecíveis). Diante disso, fica fácil entender o motivo de muitos adultos hoje (jovens naquele tempo) terem criado verdadeira aversão à leitura e terem passado isso a seus filhos, não dando incentivo. Afinal, uma leitura obrigatória é muito diferente de uma leitura espontânea. Quando se conhece os clássicos da literatura brasileira de forma espontânea, percebe-se o quanto são ricos e maravilhosos e nos mostram a cara do Brasil em diversos aspectos.

Verdade seja dita, os jovens de hoje estão lendo mais e estão se inserindo mais na cultura. Hoje nós vemos adolescentes blogueiros, escritores de fanfiction, autores de livros de fantasia e a inspiração não para por aí. Muitas inspirações têm suas bases nos animes. Os animes possuem um público fiel e trazem um conteúdo profundamente mitológico e reflexivo que influenciou e continua influenciando gerações. Outra fonte é o mundo dos RPGs, que é muito rico para o exercício da mente, não apenas como estimulador de imaginação, mas também como laboratório para a criação de personagens. As fanfics, que muitas vezes é a porta de entrada para jovens escritores, trazem à tona histórias derivadas de universos já criados, mas a criatividade e liberdade empregada nelas chama a atenção. E o jovem está profundamente inserido nesses três cenários de corpo e alma.

Com a febre do videogame, os jovens passaram mais tempo jogando do que lendo, e isso foi um grande problema. E ainda é. Mas a internet tem a sua dualidade (pode ser boa ou má). Existem ferramentas na rede que nos estimulam a escrever, uma imensidão de sites para publicar seu próprio livro, as redes sociais dão mais contato com as editoras, autores e outros profissionais, e existe o mundo dos blogs e das fanfics, onde você pode exercitar seus dons de escritor. Diante de todo esse material produzido, existem os de boa e os de péssima qualidade, isso é lógico! Mas existem entre eles os que são fantásticos. Pérolas apenas esperando para serem descobertas. Os RPGs produzem livros de fantasia e sobrenatural cujo conteúdo e detalhes deixam qualquer um de boca aberta. Esse tipo de jogo estimula a imaginação e tem servido de inspiração para muitos autores. E hoje, o que eu vejo é que os jovens que estão inseridos nessa cultura nerd são bons leitores, aprenderam a ser, pois o livro de repente passou de algoz para um companheiro de aventuras.

Deixo aqui a dica de um livro, ou melhor, de uma saga que traz todas as características inseridas em um jogo de RPG clássico, como prisões, dragões, elfos, anões, magos, uma jornada fabulosa e muitos lugares cheios de detalhes e perigos. Falo da Trilogia da Herança (Eragon, Eldest, Brisingr, Herança) de Christopher Paollini, que vai ter agora, espera-se uma adaptação digna para as telinhas em formato de série pela Disney, fato este já confirmado e trazendo o autor como co-roteirista. É só aguardar. Vou deixar aqui o primeiro livro, Eragon, como indicação.



Comentários

Postagens mais visitadas