Saiba construir seu vilão


 

Aqui vão algumas dicas para se criar um vilão memorável. O vilão é o 'bandido' do seu romance, aprender a criá-lo é tão importante quanto aprender a criar um protagonista memorável. Acredito ter conseguido, nos meus livros, evoluir o vilão de uma forma satisfatória, mas levei tempo para isso, porque este personagem está destinado a mexer com sua história, a dar o sentido para a existência do herói, então merece ter a devida atenção.

O seu vilão tem que ser tridimensional. O que significa isso? Significa que ele não tem simplesmente que ter uma obsessão inexplicável por ganhar poder, ele também tem uma motivação por trás desse desejo de poder. Essa motivação pode derivar de trauma pessoal e algo resultante.  Um vilão tridimensional nunca é malicioso ou destrutivo 'só porque tem que ser'. Seu vilão fictício pode simplesmente ser ruim de ponta a ponta, no entanto, quando seu vilão é tão complexo ou interessante quanto seu protagonista, seu mundo ficcional parece real. Mas como fazer um vilão memorável e tridimensional?

Evite fazer com que ele pareça um acessório que existe apenas para frustrar ou pôr em perigo os personagens centrais do seu romance.  Mostre a história por trás do comportamento do seu vilão. Para torná-lo um produto complexo de sua própria história de fundo e de sua sociedade, mostre os atributos pessoais (psicologia e história de fundo) e circunstâncias externas (valores e normas sociais) que contribuem ou permitem seu comportamento. É importante fazer uma análise comportamental.

Mostre ao leitor como as falhas pessoais, circunstâncias ambientais ou ambas puderam ser responsáveis por seu vilão, esse tipo de desenvolvimento torna seus personagens mais críveis e você ganhará mais histórias para desenrolar ao lado de seu arco de história principal ao compartilhar as origens de seu vilão. Dê-lhe uma personalidade reconhecível e evite que fale de forma padronizada como se fosse o arquivilão de um desenho de super-herói. O vilão deve mostrar inteligência e perspicácia, quando descrevê-lo, tente não se concentrar apenas no seu aspecto físico, mas em algo no seu modo de agir que se destaque, e não se esqueça de lhe dar muitos cúmplices, isso vai ampliar o raio de ação dele e fazê-lo traçar planos mais abrangentes.

Vou deixar aqui como indicação o livro A Bússola de Ouro, primeiro da trilogia Fronteiras do Universo. Lá existe um par de vilões que realmente foram muito bem construídos pelo autor Phillip Pulmann. Falo de Lord Asriel e da Sra. Coulter. Formam realmente uma dupla de vilões complexa e extremamente interessante.

  


 


Comentários

Postagens mais visitadas