Resenha 3 - História das terras e lugares lendários


 


Tenho uma queda por livros exóticos e com temas estranhos. Como escritora de livros de fantasia, me apaixonei pelo título desse logo de cara. Era imprescindível tê-lo em minha estante. Já conhecia o autor, Umberto Eco, por livros como O Nome da Rosa, O Pêndulo de Foucault e O Cemitério de Praga. Mas não conhecia sua escrita em livros de pesquisa. No entanto, eu sabia que era um autor que gostava de falar sobre muitos assuntos e que conseguia prender nossa atenção. Não me decepcionei. Apaixonada que sou por histórias de aventuras e arqueologia, o tema desse livro veio somar a tudo que eu mais gostava. O elemento fantástico, o desconhecido e a história.

É um livro pesado, não falo de conteúdo, mas de peso mesmo. Suas páginas são brilhantes como folhas de fotografia, possui 477 páginas cheias de fotos de mapas antigos, pinturas renascentistas, arte medieval e gravuras de livros de aventura. O conteúdo da pesquisa abrange lugares lendários como Atlântida, Hiperbórea, Agartha e muitos outros que eram, inclusive, buscados por aventureiros da era moderna. Em um capítulo específico, ele abre espaço para falar sobre terras criadas para a ficção. Para quem cria mundos em romances, é uma fonte inesgotável de pesquisa e inspiração. A capa é dura e possui outra capa de papel por cima.

Considero esse livro uma pequena enciclopédia pelo rico conteúdo que traz, pois além da pesquisa do autor, ele também coloca textos da antiguidade que fazem menção ao local que está sendo analisado. A linguagem é fácil e acessível, nada de linguajar acadêmico. Recomendo para todos aqueles que gostam de uma aventura e que gostaria de desbravar o desconhecido, mesmo que faça isso através de um livro. Cinco estrelas bem dadas.



Comentários

Postagens mais visitadas