Que nomes vou usar no meu livro?


 

Na criação de uma história de fantasia, onde um novo mundo é criado, com cidades, acidentes geográficos, reinos, heróis e vilões, animais fantásticos e tudo o mais que a imaginação possa conceber, surge um dilema inicial que chega a tirar o sono. Que nome eu darei a esse mundo e a tudo que nele pertence? Posso usar nomes conhecidos ou devo inventá-los? É um dilema divertido. Gosto de procurar boas combinações, mas não nego que dá trabalho e leva tempo para acertar com os nomes certos. Para começar, pelo menos para mim, os nomes devem combinar com aquilo que estão representando, mas isso não impede de você colocar o nome Golias em um hamster. A criatividade é individual, meu propósito aqui é dar dicas que possam ajudar no seu processo de criação.

Quando penso sobre nomes, é impossível não pensar em J. R. R. Tolkien. Ele criou um mundo complexo com uma história própria, uma linguagem que pode ser estudada e aprendida, personagens com genealogias definidas e lugares com passado marcante. Ele, ao brincar com a linguística, acabou encantando a todos. Christopher Paolini, autor de Eragon, usou termos que lembram muito a língua alemã, como Du Weldenvarden, Feinstern ou Tüdostern. Em minha saga Os Tronos da Luz, eu me inspirei na história bíblica, assim nomes de cidades como Salema (Salem), Hazorah (Hazor) e Jopim (Jope) apenas receberam uma pequena mudança, enquanto os personagens possuem nomes bíblicos. Tem um Davi que luta com um gigante e uma Eva que mata uma serpente voadora cujas asas foram cortadas. Na trilogia Os Guardiões de Dúnia usei como base o vocabulário indonésio.

A verdade é que você pode escolher se inspirar no que quiser, mas para ajudar quem sente dificuldades nesse aspecto, existem sites de jogos de RPG que dão a opção de criar combinações de nomes. Você faz a sua combinação de acordo com o personagem e a história. Não há uma regra dizendo que nome você pode ou não usar. Eu considero essa uma das partes mais divertidas quando estou criando uma história.

Vou deixar como indicação de livro O Silmarillion, de Tolkien. Nele você vai deslumbrar a criação de tudo e verá como Tolkien usa os nomes para identificar cada ser ou coisa, e ainda vai encontrar um glossário para ajudar na pronúncia. Indico esse livro com todo amor e carinho.



Comentários

Postagens mais visitadas