Quando os personagens tomam as rédeas


 

Em uma cena de meu livro A Profecia de Hedhen, a personagem principal, enlouquecida, pega o cavalo e sai disposta a cruzar o rio e entrar em um território que lhe trará perigos mortais. Quando escrevi a cena, já havia imaginado tudo que ia acontecer a partir do momento em que ela cruzasse o rio. Estava tudo programado em minha mente de autora-onisciente. Mas fui pega de surpresa, pois quando ela chegou à margem do rio, ela parou.

Isso aconteceu porque tomar atitudes imprudentes e baseadas no impulso não eram características dessa personagem, que sempre foi sábia e prudente ao extremo. Então, nessa hora, minha “onisciência” sofreu um baque. Em questão de segundos, tudo o que eu tinha imaginado para aquele capítulo teve que ser reformulado, isso porque eu não pude “convencer” a personagem a agir contra a sua própria essência. Ela foi mais forte do que eu.

Isso não aconteceu apenas uma vez, mas várias. Nessas horas até parece que nossos personagens criam vida e adquirem voz e atitudes próprias, nós apenas direcionamos seus atos. Quantas vezes a história não teve que ser repensada por causa de momentos como esse? Criar personagens é um ato sério. São pessoas que vivem uma história real na ficção. Quando você aprofunda esse personagem, dando a ele um caráter definido, você praticamente liga a bateria que vai fazer com que ele seja seu parceiro no desenrolar da história. Tá em dúvida no que fazer em determinada cena? Se coloque no lugar do personagem e veja o que ele faria.

Podemos aprender muito com nossos personagens, por isso não convém tratá-los apenas como mensageiros da história que queremos contar. No fundo, a história que começou como nossa, passa a ser deles. Isso é fascinante para mim. Espero que seja para você também. Ame sua criação e a respeite, pois é pra ela que os leitores irão olhar. É nas atitudes dela que vão se espelhar ou se identificar.

Como indicação de livro, vou deixar Coração de Tinta, de Cornelia Funke. Nele nós podemos ver um desfile de personagens que literalmente saltam das páginas de um livro e se mostram como pessoas de verdade, com virtudes e defeitos. Talvez ele te mostre o quão devemos ser cuidadosos com nossas criações.



Comentários

Postagens mais visitadas