De onde vem a inspiração?


 

As musas eram 9 deusas gregas filhas da Memória que nasceram com a missão de inspirar a mente dos homens com coisas belas. Eram consideradas as deusas das artes. Ou seja, tudo o que pode ser considerado arte tem uma musa como inspiração. De onde surgiu a ideia para esse livro? Mas de onde o autor tirou isso? Essas são algumas perguntas que costumamos fazer quando lemos um livro. Mas e quando escrevemos um? As perguntas poderiam ser: Autor, de onde surgiu essa ideia? Como você costuma se inspirar para que as ideias venham? O que eu posso fazer para ter pensamentos produtivos para aplicar em meu livro? É difícil dizer o que inspira cada autor, porque é uma característica muito pessoal. Um sonho, uma musa.

Para a Saga Os Tronos da Luz, me inspirei sim na história bíblica e numa frase de Tolkien na qual ele falava sobre a Bíblia conter todas as características de uma história épica. Tomei como base a referência de Juízes, capítulos 4 e 5, a história da juíza Débora. A partir daí surgiu uma história original e complexa que se desenvolveu em quatro livros, mas sempre tendo essa fonte de inspiração. Em Os Guardiões de Dúnia, a mística envolvendo os quatro elementos e a origem do mundo segundo o gnosticismo foram no que me baseei. A mitologia, para mim, é algo que traz muita inspiração, assim como a música. Enquanto escrevo, gosto de ouvir rock sinfônico, principalmente Within Temptation. Enquanto escuto formo imagens épicas na minha cabeça. Quando minhas filhas me veem escutando já sabem que estou criando.

Algumas pessoas se inspiram com coisas muito simples, como um sonho, um jardim, plantas que nasceram na tampa de um pote como C. S Lewis na criação de Nárnia, ou em nomes antigos escritos em um vagão de trem, como Tolkien. A inspiração é única e quando chega é pra ficar. Ela não vai embora. Não adianta forçar a mente porque quer escrever um livro, tem hora para a magia acontecer. Agora, quando ela acontecer, tenha sempre à disposição um caderno e uma caneta.

Como indicação, vou deixar aqui As Crônicas de Nárnia de C. S. Lewis. E vejam para onde uma simples ideia pode nos levar.

 


Comentários

Postagens mais visitadas