Resenha 4 - Fadas no divã
Hoje é dia de resenha, e eu estou trazendo hoje para vocês mais um livro curioso. Ele se chama Fadas no Divã e foi escrito por Diana Liechtenstein Corso e Mario Corso. Eu adoro os temas que envolvem psicanálise, junte isso a contos de fada e um livro grosso e já me conquistou. Imagino que esse livro deva ser bastante conhecido entre os que cursam Psicologia e mais especificamente a Psicanálise. Mas eu quero falar dele como leitora leiga nesses assuntos.
A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi o título. Fadas no Divã. Eu pensei: “Que título interessante! Teria alguma coisa a ver com contos de fadas?”. Bem, tinha tudo a ver. Adoro contos de fadas e tudo o que se relaciona a eles, pois existem camadas e mais camadas de significados escondidos naquelas histórias cuja maioria foi romantizada pela Disney. Não estou reclamando! Quando pequena eu também sonhava com o príncipe encantado cantando sob a minha janela. Mas quando crescemos e analisamos as histórias que tantos nos encantaram, surge algo bizarro. E é exatamente disso que trata esse livro.
O livro tem 325 páginas e está dividido em duas partes. A primeira parte contempla a análise de histórias clássicas como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Rapunzel, O Patinho Feio, João e Maria entre outras. A segunda parte fala sobre histórias mais contemporâneas como Pinóquio, A Turma da Mônica, Peter Pan, O Mágico de Oz e Harry Potter entre outras. No meio do livro somos brindados com um capítulo especial de Bruno Bettelheim sobre a Psicanálise dos Contos de Fadas.
Mas, como assim, o livro todo não fala disso? Não é bem assim. Em cada capítulo, um conto de fadas é analisado levando em conta a sua verdadeira intenção. Não é mostrado inicialmente aquele conto que estamos acostumados a ouvir, mas sua evolução até ele chegar à versão que conhecemos. Então temos acesso à narrativas de versões de quando aquele era um conto sombrio, não feito pra crianças. Para quem tem curiosidade sobre esse assunto e curte, como eu, psicanálise, livros grossos e contos de fadas, eu recomendo esse livro com 5 estrelas.
Comentários
Postar um comentário