Não existe revisão perfeita


 

Durante o meu tempo trabalhando com revisão, pude me deparar com vários tipos de escrita, seus altos e baixos, trabalhei com os mais variados tipos de livros desde os literários (de vários gêneros), passando pelos didáticos e acadêmicos até os de autoajuda. Isso desenvolveu meu senso crítico e um olhar mais sutil para perceber algumas “manias” inerentes ao trabalho do autor. São traços de personalidade que são levados para sua escrita. Muitos revisores são crucificados pelos erros não percebidos após uma primeira revisão.

 O fato é que geralmente o autor não está disposto a pagar por uma segunda ou terceira revisão, já que apenas uma revisão já tem um valor bem salgado. Mesmo após cinco revisões, é possível encontrar erros em um texto, mesmo nos publicados por grandes editoras e com grandes títulos. O que você vai encontrar não é um texto perfeito, e sim um texto mais limpo e cujos erros podem ser imperceptíveis numa primeira lida. Não existe revisão perfeita, mas ela deve ser feita com atenção e com o acompanhamento do autor, sempre que for possível.

 Você está com alguma dificuldade para escrever seu livro? Tem dúvidas sobre como registrar ou procurar uma editora? Está sem tempo para divulgar? Precisa de revisão e leitura crítica? Entre em contato pelo formulário do blog. Vou deixar aqui uma indicação de livro para quem está começando nesse universo da revisão literária. Saiba que a nossa gramática é bela e misteriosa, tem que ser descoberta e aperfeiçoada a cada trabalho. O livro Além da Gramática enbloba vários gêneros textuais e pode servir como fonte de pesquisa.

 



Comentários

Postagens mais visitadas