O que é a Jornada do Herói? - Parte 1


 

Nós podemos até achar que nesse mundo caótico no qual vivemos não existem heróis, mas eles estão ao nosso redor, nos livros que lemos e nos filmes e programas que assistimos. Os heróis existem até na vida real, servindo aos outros, aparecendo e fazendo o melhor a cada dia.

De acordo com o famoso mitólogo Joseph Campbell, “Um herói é alguém que deu sua vida a algo maior do que si mesmo”. Esta definição é a porta de entrada para a Jornada do Herói, conforme encontrado em seu livro O Herói de Mil Faces.

Mas o que é a Jornada do Herói? Ela é a evolução de um personagem. É o processo de embarcar em uma aventura, enfrentar um desafio e superá-lo para se tornar uma pessoa melhor, o que acontece geralmente melhorando o bem maior ao longo do caminho também. 

Tudo, de clássicos da Disney a clássicos literários, segue um arquétipo, ou um conjunto de narrações, motivos, tipos de personagens, imagens ou elementos que toda história segue inerentemente. Seja a jornada de Simba em O Rei Leão, ou a busca de Harry para derrotar Voldemort na série Harry Potter, ou Frodo na sua jornada para destruir o Um Anel, podemos identificar certos elementos dessas histórias e rastreá-los até precedentes antigos que refletem padrões universais, primitivos e elementares, que devem evocar respostas profundas do público. Alguns dos arquétipos mais comuns incluem enredos de morte e renascimento, a jornada para casa, a busca pela família e a jornada do herói.

Em seu livro O Heroi de Mil Faces, Campbell nos dá um guia passo a passo delineando cada uma das partes que nos permitem identificar elementos da jornada do herói no mundo ao nosso redor. A isso ele dá o nome de Monomito.

Segundo ele, existem três etapas principais que consistem em várias etapas: a Partida (ou Separação), a Iniciação e o Retorno: 

Durante a Partida, o herói é apresentado, enquanto eles são apresentados e se preparam para sua jornada. 

O estágio de Iniciação é quando o herói cruza o ponto sem volta e supera os desafios transformadores. 

Por fim, o Retorno é a viagem do herói de volta ao seu mundo normal e um final de conteúdo.

Não vou enumerar aqui a divisão de cada uma porque a postagem ficará longa demais, no entanto, farei uma sequência com as subdivisões e alguns exemplos na literatura, inclusive mostrando que mesmo sem conhecer, nós, autores, acabamos usando o Monomito em nossas histórias. Já havia deixado a dica desse livro em outra postagem, mas vou repeti-la porque esse livro é muito importante para quem quiser entender o conceito da Jornada do Herói.    


Clique na imagem




Comentários

Postagens mais visitadas