A emoção dos livros de aventuras
O primeiro romance de aventura que você lê é difícil de esquecer, afinal, todos nos lembramos da primeira vez que nossa imaginação foi iluminada por sussurros de tesouros enterrados, mundos perdidos e selvas distantes. Conhecido como a Era do Iluminismo, o século XIX nos trouxe muitos clássicos, de grandes aventuras a horror, crime e romance. Houve um aumento de romances mais realistas com foco na sociedade, isso ficou conhecido como 'realismo' ou 'realismo social'. As pessoas, incluindo os autores, começaram a questionar as crenças comuns sobre a lei, o amor e os direitos humanos e animais. A ciência cresceu em popularidade e deu origem ao gênero de ficção científica. E os valentes exploradores pertencentes a institutos geográficos, instituições que cresceram nessa época, foram os protótipos dos grandes heróis dos romances de aventura que nos encantam ainda hoje. Além disso, estava também na era das grandes descobertas arqueológicas no Oriente Próximo. Foi realmente uma época fascinante. Uma época romântica exaltada primeiro pelos livros e mais tarde pelos filmes de Hollywood. Não importa há quanto tempo tenham sido escritos, esses livros falam sobre os temas universais do bem sobre o mal, do crescimento e de enfrentar os desafios de frente.
A emoção de se aconchegar com um bom livro de aventuras em um dia agradável de sol ou chuva é incomparável. Quantos de nós temos lembranças de passar tardes de férias em uma cadeira confortável, enquanto partimos em uma nova aventura com os romances de Júlio Verne ou Robert Louis Stevenson para explorar lugares desconhecidos e enfrentar perigos mortais? Todos nós adoramos ler livros de aventura; e nos encanta especialmente a emoção de virar as páginas enquanto embarcamos em aventuras loucas enquanto estamos sentados no conforto de nossa própria casa.
Mas o que há em um livro de aventuras que deixa nosso coração acelerado e nossas mãos prontas para virar página após página? A emoção de explorar o desconhecido e encontrar coisas indescritíveis realmente faz o coração disparar, não é? Adoramos isso, especialmente alimentar nossa curiosidade embarcando em aventuras pela vida, então por que não fazê-lo com livros! Nada melhor do que alguns dos melhores livros de aventura modernos para te fazer companhia!
Agora, saindo do século XIX, o que torna um livro um bom livro de aventura moderna?
A maioria dos melhores livros de aventura modernos tem situações que ocorrem na vida cotidiana comum do protagonista. Esses eventos podem ser comuns, mas são acompanhados por perigo físico, reviravoltas inesperadas e muita emoção de roer as unhas! A emoção de um livro de aventura moderno vem do fato de que os jovens leitores estão lendo sobre alguém com quem se identificam, alguém com quem podem se relacionar. Os leitores acompanham o protagonista através de suas aventuras numa expectativa real.
A aventura moderna não é um gênero novo. Em um passado recente, livros como a série Harry Potter e a série Percy Jackson ganharam popularidade, mas é inegável que os melhores livros de aventura modernos para crianças existem desde o início do século 19. Alguns dos primeiros exemplos dos melhores livros de aventura modernos são A Família Robinson, de Johann David Wyss, e Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson. Os livros de aventura também têm muitos subgêneros. Para as crianças que gostam de uma aventura fantástica, a série Harry Potter e o Senhor dos Anéis são uma ótima leitura. Para aqueles que amam o ar livre, certifique-se de pegar Robinson Crusoe de Daniel Defoe ou O Livro da Selva de Rudyard Kipling. Ou ainda as aventuras de Huckleberry Finn e As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain.
E é Mark Twain que vou deixar como indicação para vocês hoje. Leiam As Aventuras de Tom Sawyer e se divirtam com esse menino travesso que passou, juntamente com Huckleberry Finn, a encarnar o espírito norte-americano. O link de compra está anexado à imagem, caso queira ter esse livro em casa.
Comentários
Postar um comentário