A arte de escrever fanfiction
Tomei conhecimento do mundo das fanfics com minhas filhas que escreviam. Uma delas parou, mas a outra ainda escreve até hoje. Me enveredei por esse mundo novo e acabei escrevendo algumas no intervalo de um livro e outro. Dois de meus trabalhos foram frutos de fanfics. A trilogia Os Guardiões de Dúnia e Mudando os Pequenos Mundos. Respeito muito esse universo porque nessa caminhada li fanfics que eram tão boas quanto livros. Há muitos jovens talentosos nesse meio e hoje eu sinto a necessidade de falar sobre essa arte que ainda é desconhecida ou menosprezada pela maioria.
Acredito que as fanfics podem ser uma forma de arte valiosa. Elas podem até começar como um passatempo e não serem levadas muito a sério, pois quem conhece sabe que ao escrever fanfics você acaba penetrando num universo que não foi inicialmente criado por você. Há uma apropriação do pano de fundo, isso é um fato. Você vai começar a construir sua história no universo de outra pessoa. Mas que universo é esse? Por que ele não me pertence? Existem fanfics chamadas de originais, onde você cria uma história do zero com um universo criado por você, mas na maioria das vezes, as histórias são escritas dentro de universos já existentes, como no mundo da Marvel, com astros de música pop, a continuação fictícia de um filme, acontecimentos criados com personagens já existentes. Uma vez li uma que era o encontro de Indiana Jones com Lara Croft tendo como pano de fundo a história de O Código Da Vinci. E a fanfic era muito boa!
Com o tempo, eu comecei a ver que escrever fanfics estimulava meu lado criativo, porque senti que se eu tivesse uma ideia boa o suficiente, deveria escrevê-la e ver se era bem aceita pelos leitores. Essa é uma coisa que me encanta nas fanfics. Essa possibilidade de experimentar a resposta dos leitores na medida em que você escreve, esse contato é muito valioso. Você começa a desenvolver suas ideias de histórias e compartilhá-las com outros fãs do gênero.
Acho importante ver como diferentes fãs estão usando fanfiction como forma de expressão, e isso me leva a pensar em como ela é percebida na comunidade de escritores profissionais. Porque, na verdade, não é visto como errado ou prejudicial escrever fanfics. Algumas pessoas escrevem ótimas fanfics, mas não desejam ser escritores profissionais. Eles só fazem isso por prazer, embora tenham um talento que nos deixa de queixo caído.
Então, tendo passado algum tempo escrevendo fanfics, quero compartilhar com vocês algumas dicas.
1. Não Precisa Ser Perfeito
As pessoas querem ler histórias publicadas que são completas, e as pessoas tendem a gostar de coisas que são bem escritas e bem pensadas. Então, faça questão de publicar seu melhor trabalho, se você quiser postar publicamente.
2. É uma ótima maneira de praticar o processo de escrita
A coisa divertida sobre escrever qualquer coisa, para mim, é construir uma história que só está na sua cabeça. Com fanfiction, você começa com um personagem e algumas ideias sobre uma situação engraçada ou interessante. Então você adiciona o cenário e o mundo ao seu redor, amarrando-o com diálogo e exposição. Você tem uma cena inteira desenvolvida em sua cabeça e a recria com palavras, uma linha de cada vez. Acho que foi isso que me atraiu tanto na fanfic, foi ter uma maneira de transformar todos esses devaneios em algo real. A fanfiction é uma maneira de afiar a mente, ou fazer uma pausa quando quiser escrever algo diferente. É algo em que você pode trabalhar um pouco de cada vez para garantir que seus músculos de construção de mundo e escrita permaneçam em forma. Foi isso que fiz, e desse exercício saíram ótimos trabalhos que estão sendo muito bem recebidos.
3. É um lugar seguro para ir em sua mente
A coisa mais importante e o propósito da fanfiction é servir como um portal entre o fã e o que ele mais ama em suas histórias favoritas. É exatamente o que o nome diz: uma ficção de fã. Você pode reentrar nos mundos que ama como eles são, ou pode alterar a configuração e manter os personagens. Não há limite para as coisas que você pode criar e mudar. Você pode explorar as relações entre seus heróis. Você pode apresentar pessoas que não são conhecidas no cânone. Você pode mergulhar mais fundo em seus mundos favoritos ou pode gerar novos para seus heróis se perderem.
4. Você pode ir além da narrativa
E daí se o casal dos seus sonhos não se reunir no cânone? Por que ficar triste porque seu final feliz não aconteceu? Se você tem a ideia perfeita de como dois estranhos podem se conhecer, escreva-a. Se você quiser explorar a mente e o coração de seu personagem favorito, faça isso. Se você quiser ver como essa cena favorita se desenrolaria em um universo alternativo, faça mais do que apenas sonhar com isso. Você pode não apenas ver seus desejos realizados, mas também aprender mais sobre suas histórias favoritas e sobre si mesmo no processo. Você tem dentro de você o poder de desbloquear mundos sem fim com sua imaginação.
Eu tenho um projeto chamado Book-Fan. Tem um post sobre ele aqui no blog. Peguei minha receita de transformar minhas fanfics em livros, tendo bons resultados, e decidi usá-los como um trabalho alternativo e de mentoria, para ajudar escritores de fanfics talentosos a transformar suas história em livros, tirando-as de um universo emprestado e colocando-a em um pano de fundo original. Existem ótimos sites de fanfics. Procurem conhecer essa arte e vejam quantas pérolas você pode encontrar.
Vou deixara aqui como indicação, um livro que conheci como fanfic e fiquei feliz ao ver que a autora, Nicole Abrahão, decidiu transformá-lo em livro. Quando Anjos Merecem Morrer. É uma história emocionante que fala sobre AIDS, com tema LGBTQI+, com uma história linda sobre a amizade, a solidariedade, a alegria de viver e a escolha de como se quer morrer. Já indiquei ele aqui, mas vou fazer isso de novo. Lembrando que todos os livros que eu indico estão com os links de compra anexados neles, para facilitar caso queiram comprar algum.
Comentários
Postar um comentário