Edgar Allan Poe, um autor incompreendido
Se você gosta de histórias de horror clássicas, com certeza conhece Edgar Allan Poe. Seus contos de terror são sombrios e dramáticos, e quando lidos deixam depois uma sensação de mal estar e inquietação na boca do estômago. Isso valeu para colocá-lo na lista dos mestres do horror da literatura. Mas por que ele era tão controverso e mal visto, incompreendido e subestimado?
Edgar Allan Poe é um escritor do século XIX que escreveu alguns poemas e contos. Na sua maioria histórias que flutuam entre o mistério e o terror. Apesar de ser conhecido e suas obras serem textos que já serviram para algumas adaptações cinematográficas, Poe continua sendo uma das figuras mais incompreendidas da história da literatura. Há certamente uma série de equívocos sobre ele.
Dizem, por exemplo, que Poe só escrevia histórias de terror e macabras. Isso não está certo. É verdade que Poe é considerado o mestre do horror, mas dizer que ele só escreveu histórias macabras é completamente errado, pois Poe escreveu vários contos em quadrinhos, como “Os Espetáculos”. Mesmo seus contos góticos têm um toque de humor, pois Poe frequentemente retrata o absurdo da vida. Ele também usa inúmeros trocadilhos e muita sátira e paródia, o que demonstra que ele não é apenas sobre horror, mas é capaz de incluir elementos humorísticos em seus contos. Outro fato interessante e muitas vezes desconhecido sobre Poe é que ele escreveu ficção científica. “The Unparalleled Adventure of One Hans Pfall” é sobre a viagem de balão de um homem à lua, e tem vários elementos de fantasia e ciência nela. Em suma, Poe era versátil em sua escrita e não escrevia apenas sobre horror, como algumas pessoas gostam de pensar.
Também é falsa a ideia de que Poe era louco. Ele lutou contra a pobreza e o alcoolismo, mas ainda era um autor, editor e crítico de sucesso. Algumas pessoas acreditam que é impossível ter as ideias que Poe tinha e ainda ser totalmente são, mas, na verdade, os contos de Poe eram extremamente reais para ele, e seu passado o influenciou muito. Na época em que Poe escreveu suas histórias, a tuberculose estava devastando a população, e essa doença matou sua mãe, sua mãe adotiva e sua irmã. É por isso que vários de seus contos tratam da morte. O mestre do horror também fez muitos inimigos em sua vida pessoal e profissional e, quando morreu, seu inimigo literário escreveu mentiras sobre Poe e declarou que ele era um “louco enlouquecido”.
Dizem que Poe foi assassinado. Isso nunca foi comprovado por ninguém. A única coisa clara sobre a morte de Poe é que ele desapareceu por vários dias depois de viajar para Baltimore. Quando foi descoberto, estava em estado de delírio e morreu alguns dias depois. Ninguém sabe a verdadeira causa da morte de Poe. É verdade que as circunstâncias em torno de sua morte eram suspeitas, e nenhuma autópsia foi feita apesar desse fato. Ele teve um enterro apressado, houve apenas uma testemunha que viu Poe antes de morrer, e nenhum membro da família foi informado sobre sua morte. É verdade que todos esses elementos são extremamente suspeitos, e é por isso que várias teorias da conspiração foram criadas sobre a morte de Poe. Mesmo que as circunstâncias que cercam a morte do escritor possam sugerir que ele foi morto, nenhuma evidência foi encontrada.
Outra acusação era a de que Poe era viciado em drogas. Este é um equívoco comum sobre o famoso escritor, mas não é verdade. De fato, ao pensar em Poe, muitas pessoas têm a imagem de um viciado em drogas, mas Poe tinha uma ética de trabalho rígida que lhe permitia pouco tempo para beber e menos ainda para usar drogas. Poe tomou ópio uma vez quando estava doente para tentar curar sua doença, mas a pequena dose que tomou o deixou extremamente doente, então decidiu nunca mais tomá-lo. Além disso, o fato de os personagens de Poe serem frequentemente viciados fazia as pessoas pensarem que ele próprio era um viciado, mas Poe não era seus personagens; eles eram apenas fruto de sua imaginação. Não há, portanto, nenhuma ligação a ser feita entre sua própria pessoa e seus personagens. Na verdade, a imagem do viciado em drogas vem de um dos rivais de Poe, Rufus Griswold, que tentou destruir a reputação de Poe após sua morte, mas nada disso é baseado em fatos comprováveis.
É verdade que Edgar Allan Poe era uma pessoa complexa e que seus contos são igualmente complexos, mas todas as visões erradas que as pessoas tiveram sobre ele não se baseiam em nada concreto. É por isso que os mitos sobre o famoso escritor não devem ser levados a sério, já que são frutos de boatos e intenções malévolas dos inimigos de Poe. Existe um filme chamado O Corvo, que conta a história de um serial killer que mata seguindo a ordem das mortes descritas pelo autor em uma série de contos. Para ajudar a pegar o criminoso, o próprio autor se dispõe a cooperar com a polícia. É um filme interessante, pois aborda vários fatos especulativos sobre ele.
Vou deixar como dica, o livro Histórias Extraordinárias. Vou deixar o link para compra anexado à imagem.
Comentários
Postar um comentário