As etapas da Jornada do Herói - Parte 2
No texto anterior nós começamos falando sobre as etapas da Jornada do Herói, agora vamos detalhar cada uma delas nessa segunda parte.
Estágio de Partida ou Separação
1. Chamado à Aventura
O chamado à aventura também é conhecido como o chamado à ação e pode assumir muitas formas. É algo que marca a vida diária do herói com algum acontecimento extraordinário. Pode ser uma ameaça ao seu sustento, aos seus entes queridos ou à sua comunidade. È um tipo de chamado que o herói não pode recusar, não importa o quanto ele queira fazer isso. É uma ruptura em seu mundo comum, um desafio que deve ser aceito. Como exemplo, nós temos Frodo Bolseiro, o herói da trilogia O Senhor dos Anéis, é chamado à para pegar o Anel e destruí-lo, a fim de salvar toda a Terra-média. Frodo aceita a aventura para salvar seus entes queridos, sua comunidade e, finalmente, o mundo como eles o conhecem.
2. Recusa
É a hesitação do herói em aceitar o chamado à ação. A tarefa lhe parece assustadora e o resultado desconhecido. Tirará o herói do seu conforto. Nesta fase da jornada, ele hesita em aceitar o desafio. Um bom exemplo é o de outro Bolseiro, dessa vez Bilbo, que hesita em deixar a comodidade e o conforto do lar para sair em uma aventura com os anões. Essa resposta muito humana do herói ao medo e ao desconhecido o torna mais próximo com o público.
3. Ajuda Sobrenatural
Depois que o herói aceita o chamado para a ação, seu guia ou ajudante mágico vem até ele. Essa ajuda sobrenatural servirá como uma figura mentora e fornecerá ao herói as ferramentas necessárias para embarcar na jornada. Como exemplo de mentores podemos citar Gandalf, em O Senhor dos Anéis e O Hobbit; Merlin, nas histórias do Rei Arthur; Dumbledore, em Harry Potter; Obi Wan Kenobi em Star Wars; Quíron, em Parcy Jackson.
4. A Travessia do Primeiro Limiar
É o momento em que o herói começa oficialmente sua jornada, o momento em que ele cruza o limiar para um mundo diferente daquele que ele conhece. Este passo na jornada do herói pode convidar ao perigo e ao desconhecido. É onde realmente começa a aventura. Para Frodo começa quando ele tem que deixar o Condado e andar por territórios que ele nunca sonhou conhecer, para Harry Potter é quando ele deixa a casa dos tios e embarca para Hogwharts, onde um mundo de magia e perigo o aguarda, para Percy Jackson, é quando tem que fugir e chega no Acampamento Meio-Sangue onde descobre quem realmente é e o que tem que fazer.
5. Barriga da Baleia
Este é um ponto sem retorno. Depois que o herói cruzou o primeiro limiar, ele entra metaforicamente na barriga da baleia, que pode ser considerado o primeiro obstáculo real da jornada. Simboliza a separação final entre o herói e o mundo que ele conheceu. Quando Ulisses deixa o seu reino em Ítaca para trás e embarca para a Guerra de Troia, ele sabe que não terá volta, e se tiver, ele não retornará como o mesmo homem que embarcou. Outro exemplo é o de Mulan que aceita o chamado para a guerra em nome de seu pai doente. Ao fazer isso ela entra na barriga da baleia. No momento em que ela pisar no campo de treinamento, ela nunca poderá retornar à pessoa e ao mundo que ela conheceu.
Estágio de Iniciação
1. O Caminho das Provações
Na primeira etapa do estágio de iniciação, o herói passa por desafios e testes que darão início à sua transformação no verdadeiro herói que ele deveria se tornar. É comum que falhe em alguns desses testes antes de finalmente superar todos eles. Isso vai moldando seu caráter, fortalecendo-o e estabelecendo sua autoconfiança. Em Star Wars, Luke Skywalker perde sua família, suporta horas intermináveis de treinamento Jedi e se depara com oponentes decididamente malvados, descobrindo inclusive que o maior vilão é seu pai. Essas dificuldades acabam por produzir a maior forma heroica que Luke pode obter.
2. O Encontro com a Deusa
Este é o momento da história em que o herói faz amizade com um aliado ou guia. A pessoa ou entidade ajuda o herói a continuar sua jornada. Por que não citar aqui o encontro de Frodo com Passolargo? Ou o de Harry Potter com o gigante Hagrid? Ou ainda a de Eragon com Saphira?
8. Mulher como a tentadora
Nesta etapa, o herói é tentado a desistir de sua missão. Embora classicamente retratado como uma mulher, isso é apenas simbólico, já que reproduz uma visão antiga, pois, na verdade, esse estágio não precisa ser representado por uma mulher, a tentação pode se manifestar de várias formas. Em Star Wars, Luke é tentado a abandonar sua busca pela bela Princesa Leia e pelo poder da Força. Sua jornada simboliza o poder da tentação e a força de vontade de um verdadeiro herói.
9. Expiação com o pai.
Esta etapa representa um grande ponto de virada na trama. É neste momento que o herói enfrenta o verdadeiro propósito de sua jornada. Tudo o que ele suportou até agora levou o herói a este momento de acerto de contas com a pessoa ou entidade que detém o poder que governa sua vida. Posso citar mais uma vez o exemplo de Luke Skywalker quando ele enfrenta Darth Vader e no final há um momento de redenção.
Como resultado de seu confronto com o “pai” simbólico, o herói torna-se plenamente consciente de seu poder, propósito ou habilidade durante a apoteose ou clímax. Este conhecimento recém-descoberto é a chave para o sucesso final do herói. Por exemplo, durante seu encontro no Cálice de Fogo, Harry descobre sua profunda conexão com Voldemort. Este novo conhecimento acabará por permitir a vitória de Harry sobre o feiticeiro das trevas.
11. A dádiva suprema
Esta é a etapa final da fase de iniciação. Durante esta fase, o herói alcança sua realização, cumprindo o objetivo que ela se propôs a alcançar. Tudo o que herói suportou levou-o a este momento, a esta vitória. Muitas vezes, essa conquista é retratada como a aquisição de algum item mágico, um item que concede ao herói imortalidade ou poder. No romance para jovens adultos Uma Dobra no Tempo, a protagonista, Meg, consegue o que se propôs a fazer: trazer de volta seu pai. Os óculos mágicos da Sra. Quem permitem que Meg atravesse o portal para salvá-lo.
Estágio do retorno
1. A recusa do retorno
Este é o início do Estágio de Retorno da jornada do herói. Durante esta etapa, o herói agora está relutante em retornar à vida que conhecia. A jornada mudou e ele está hesitante em voltar para o mundo que uma vez conheceu. Mesmo depois de destruir o Um Anel, Frodo não conseguiu mais se sentir em casa no Condado que sempre fora seu lar. Outro exemplo é o das crianças Pevensie em As Crônicas de Nárnia, que hesitam em voltar para o mundo humano depois de ter ajudado a resgatar o mundo mágico de Nárnia de uma rainha má.
2. O Voo Final
Embora o herói tenha completado sua missão, alguns poderes alternativos ainda podem persegui-lo ou caçá-lo. Este passo é a chance do herói de evitá-los e retornar à sua jornada. Por exemplo, no filme de terror de Steven Spielberg de 1982, Poltergeist, a família Freeling alcança o objetivo de sua jornada: trazer sua filha de volta de um reino alternativo de espíritos. No entanto, os poltergeists fazem uma última tentativa de sequestrar a menina. Durante esta tentativa final, os pais Freeling escapam da implosão de sua casa e resgatam seus filhos dos espíritos malignos em um voo final de perigo.
14. Resgate de Fora
Assim como o herói recebeu ajuda da “deusa” durante o Estágio de Iniciação, ele agora recebe ajuda de um aliado ou guia para voltar para casa com segurança. Moana, no filme autointitulado da Disney, é devolvida em segurança para sua casa pelo semideus Maui, que assume a forma de uma águia para guiá-la.
15. A Travessia do Limiar de Retorno
Mais uma vez, este é exatamente o que parece. O herói cruza de volta para o mundo comum que uma vez deixou para trás. Em muitos dos quadrinhos e filmes dos X-Men, Wolverine normalmente deixa para trás os outros mutantes e a escola do Professor X para retornar ao mundo mundano de humanos. É onde ele cresceu e onde aprendeu a se defender. Portanto, depois de salvar o mundo ao lado de seus amigos mutantes, ele frequentemente cruza o limiar de retorno de volta à sociedade comum. Tanto Harry Potter quanto Percy Jackson precisam voltar ao mundo comum em alguns períodos do ano.
16. Mestre de Dois Mundos
O herói, tendo completado com sucesso sua missão, agora é uma pessoa mudada. Ele pode se aclimatar de volta ao mundo que conheceu, bem como prosperar nesta nova esfera de desafio e aventura. Em Matrix, Neo quase morre antes de ser revivido pelo beijo de Trinity. Completando sua jornada, Neo ganha poder nos dois mundos, o que significa que ele pode observar e controlar a Matrix.
17. Liberdade para viver
Nesta etapa final da jornada do herói, o protagonista pode finalmente viver livremente. Em outras palavras, o herói completou sua tarefa, escapou de um grave perigo, evitou a morte, evoluiu para uma pessoa melhor e ganhou a liberdade de viver confortavelmente e com tranquilidade. No final de Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra, Will Turner é deixado para viver feliz para sempre com seu verdadeiro amor Elizabeth Swan depois De ter derrotado o Capitão Barbossa e sua tripulação amaldiçoada.
Reconheço que essa postagem ficou extensa, mas valeu a pena. Acredito que conhecer o conceito do que é a Jornada do Herói pode nos ajudar na arte e na vida. Até escrever A Profecia de Hedhen, eu nunca tinha ouvido falar dela, mas me espantei como foi utilizada inconscientemente no meu livro quanto à jornada da heroína. Vou deixar como indicação de livro a trilogia clássica de Star Wars publicada pela Darkside. Nenhuma hisória reflete mais as etapas da Jornada do Herói do que a de Luke Skywalker.
Clique na imagem
Comentários
Postar um comentário