Agatha Christie, a grande dama do mistério
Há tantas coisas que podem ser ditas sobre a tainha do mistério Agatha Christie. Da mesma forma, eu poderia falar sobre a engenhosidade de Poirot e Miss Marple e os enredos orientados para nos dar um nó cerebral. Fiquem certos de que as suas células cinzentas devem interagir com o enredo de cada uma de suas histórias do começo ao fim sem ter a garantia de que acertará no final. Agatha Christie teve uma vida única. Ela era uma dramaturga, bem como uma autora. Em um episódio da vida real ela desapareceu por alguns dias após as tragédias consecutivas de perder sua mãe e descobrir que seu marido a estava traindo. Ela foi encontrada no Harrogate Hotel, e estranhamente, sob o nome da amante de seu marido, do qual acabou se divorciando do em 1928 e se casou com um professor de arqueologia, o que lhe permitiu criar vários de seus mistérios depois de fazer explorações com ele.
Seus livros são os livros mais vendidos até hoje e só são superados em vendas pela Bíblia e Shakespeare. Foi a criadora de duas das mentes mais aguçadas do mundo detetivesco. Hercule Poirot e Miss Marple, que na minha opinião ficam ao lado de Sherlock Holmes na resolução de crimes aparentemente insolúveis. No entanto, apesar de todos os livros de Agatha serem empolgantes e desafiadores, vou tentar comentar alguns de seus vários livros. Aqui e agora, você vai compartilhar comigo o trabalho de Agatha Christie, a rainha do mistério.
Quem pode resistir a um bom mistério com um personagem principal cômico, um elenco de personagens icônicos passeando por cenários exóticos em meio a um enredo complexo, denso e, por vezes, divertido? Eu não me importo se você conseguir descobrir o vilão nos primeiros capítulos porque eu nunca consegui fazer isso, nem no início e nem no final. É bom suspeitar de todos e, geralmente, o culpado é uma agradável surpresa. Olhe para Assassinato no Expresso do Oriente, e estou falando sobre o livro real e não sobre os filmes. Quem teria adivinhado como tudo isso iria acabar?
Eu me apaixonei pela escrita de Agatha Christie depois de ler Morte na Mesopotâmia. Ele resume o que eu aprecio sobre um escritor realmente bom. Alguém que surpreende e encanta e te deixa sem saber exatamente como pode ser o final.Você acha que sabe, mas depois é surpreendido assim como todos no livro, isso dá a sensação de que nós, leitores, também fazemos parte da história. Com mais de setenta romances, peças e contos em seu nome, Christie continua sendo uma das escritoras mais prolíficas e influentes da história. Como a rainha das pistas falsas e das desorientações, sempre podemos contar com ela para fornecer reviravoltas inesperadas e conclusões imprevistas. Se você se juntar ao detetive belga Hercule Poirot, à idosa, mas ainda afiada Miss Marple, ou a qualquer um de seus diversos personagens em sua jornada, você encontrará histórias fascinantes que o manterão adivinhando até a última página, e nem sempre acertando.
Com tantos livros em sua obra, por onde começar um novo leitor? Bem, que tal com uma lista dos dez melhores romances de Agatha Christie que todos deveriam ler pelo menos uma vez, isso segundo pesquisas. Vou tentar detalhar agora, alguns dos trabalhos da autora e espero que isso lhe dê o ímpeto necessário para lê-los você mesmo.
1. O Misterioso Caso de Styles: Recentemente estabelecido na pitoresca vila de Styles St. Mary, o refugiado belga Hercule Poirot aborda o caso de Emily Inglethorpe, uma rica herdeira encontrada envenenada em seu quarto trancado. Com poucas pistas, todos na família são considerados suspeitos... e Poirot deve chegar ao verdadeiro assassino, antes que eles cheguem até ele.
2. E não sobrou nenhum: Em uma ilha particular na costa de Devon, dez estranhos se reúnem a pedido do misterioso Owen da ONU. Estranhamente, ao chegarem, eles descobrem que seu hospedeiro não está em lugar algum. E para piorar as coisas, quando um deles é encontrado morto, o grupo percebe que há um assassino no meio deles, e ele – ou ela – está fadado a matar novamente.
3. Assassinato no Expresso do Oriente:Depois de receber um telegrama urgente em Istambul, levando-o a voltar para Londres, Poirot consegue uma vaga no luxuoso Expresso do Oriente. Na segunda noite da viagem, o trem é parado por uma forte nevasca, e Poirot (junto com seus companheiros de viagem) ficam presos sem nenhuma passagem. É nessa época que Samuel Ratchett, um dos passageiros, é assassinado.
4. Morte no Nilo: Como uma socialite rica, Linnet Ridgeway tem tudo: dinheiro, aparência e o marido dos seus sonhos. Mas durante um cruzeiro no Nilo, a lua de mel dos recém-casados piora quando Linnet é encontrada morta com um tiro na cabeça. Forçado a encurtar suas próprias férias, Poirot investiga aqueles a bordo do navio, em busca de pistas sobre o assassinato de Linnet – com a pressão aumentando à medida que mais mortes ocorrem no navio.
5. Os Assassinatos ABC: Após ser desafiado diretamente pelo assassino, nosso detetive favorito Hercule Poirot recebe uma carta que detalha a hora e o local do próximo assassinato. À medida que tudo na carta começa a se tornar realidade, o detetive deve resolver o caso e prender o assassino antes que o número alfabético de mortes cresça.
6. O Assassinato de Roger Ackroyd: Roger Ackroyd é um viúvo rico cuja noiva cometeu suicídio recentemente após ser chantageada. Então, depois de receber uma carta misteriosa revelando o chantagista, Ackroyd também é assassinado em seu escritório trancado.
7. Cinco Porquinhos: Dezesseis anos depois de ser condenada pelo assassinato de seu marido, Caroline Crale escreve uma carta para sua filha, Carla, alegando sua inocência. Após a morte de sua mãe, Carla procura ninguém menos que Hercule Poirot – em uma tentativa desesperada de descobrir o que realmente aconteceu no dia em que seu pai foi morto.
8. Casa Torta: Aristide, o rico patriarca da família Leonides, foi encontrado envenenado com seu próprio remédio para os olhos. E com três gerações de sua família vivendo em sua mansão, há uma infinidade de suspeitos com amplos motivos e oportunidades para cometer o crime.
9. Noite sem fim: Publicado no final de sua carreira, o livro mostra Christie se movendo em uma direção diferente. Embora mantendo sua linguagem acessível característica e pistas falsas bem colocadas, este romance autônomo não revela um crime até o início da história. Isso, e tem uma reviravolta ainda mais sombria e misteriosa.
10. Perigo na Casa Final: Durante as férias na Cornualha, Poirot encontra Magdala “Nick” Buckley. Após uma série de infortúnios e acidentes, o detetive se convence de que Nick está em grande perigo e que alguém está atrás dela. Juntos, eles vão para End House, sua propriedade rural, onde ocorre uma morte - mas não a que Poirot espera. Inesperadamente forçado a agir, ele começa sua investigação.
Livro Bônus:
11. Morte na Mesopotâmia: Quando a enfermeira Amy Leatheran aceita a oferta de cuidar de Louise, esposa do arqueólogo Dr. Leidner, em uma escavação perto de Hassanieh, no Irã, ela não esperava se ver envolvida em uma trama de paranoia, ciúmes e traições. Louise, sua paciente, é ex-esposa de um agente secreto alemão, e vinha recebendo cartas ameaçadoras desde a morte do ex-marido. Os envios pararam após seu casamento com o Dr. Leidner, mas ela volta a recebê-las durante a expedição e começa a ter visões aterrorizantes, indicando que o perigo pode estar mais perto do que ela imagina.
Vou deixar como indicação o box número 1 contendo três livros: Assassinato no Expresso do Oriente, Morte no Nilo e Um Corpo na Biblioteca. O link para compra vai estar anexado à imagem para quem se interessar.
Comentários
Postar um comentário