Você ouve música enquanto escreve ou prefere o silêncio?

Clique na Ficção - Mulher tocando violino em meio a luzes amarelas

 

Não sei quanto a vocês, amigos escritores, mas embora eu tenha um gosto musical eclético e vasto, quando escrevo, a banda holandesa Within Temptation é minha melhor amiga, principalmente quando escrevo fantasia. Já ouvi alguns escritores dizerem que precisam de silêncio absoluto enquanto escrevem, enquanto outros têm playlists de músicas para cada cena do livro, e outros preferem uma mistura mais eclética, dependendo do que está sendo escrito.

Enquanto rascunho um novo livro e tento escrever tantas palavras quanto meus dedos permitem em uma tentativa de criar as imagens em minha mente, eu costumo ouvir gothic metal sinfônico. É aí que Within Temptation entra para fazer sua parte. Muitas cenas escritas da Saga Os Tronos da Luz foram primeiramente montadas em minha mente ao som de alguma música dessa banda. Mas por que ela? As músicas dessa banda têm um tom dramático e épico ao mesmo tempo, evocando grandes feitos, momentos de tensão, melancolia, cenas de batalha, introduções para lugares novos e o clímax de uma cena importante. Ou seja, as músicas dão o tom e o ritmo que eu preciso para aquela cena. 

O gothic metal sinfônico traz, pelo menos pra mim, essa união do metal pesado com o coro e o canto lírico, o que faz com que seja adequado para imaginar cenas épicas como se assistisse a um filme. É muita loucura o que acontece na mente de um escritor! Fazem parte da minha lista, além de Within Temptation, as bandas Evanescense, Epica e Nightwish.

No entanto, como você pode imaginar, ao esboçar uma cena particularmente emocional ou intensa, pode ser um pouco difícil se concentrar no clima certo com música rock metal troando ao fundo, e é quando eu apenas escrevo em silêncio. Algumas vezes costumo preferir o silêncio, acontece muito quando tento imaginar como a cena irá fluir. Nesses casos, qualquer tipo de ruído pode ser uma distração, especialmente se eu já estiver lutando para colocar as palavras no diálogo. Mas quando a cena já está pronta e arrumada, a música tem que surgir para dar o tom.

 

Mas você sabe o que acontece com seu cérebro quando você ouve música?


Clique na Ficção - Desenho de cabeça com cérebro formado por notas musicais


A música pode ser o segredo para melhorar os resultados em seu trabalho, manter o foco e melhorar seu humor. Você já deve ter ouvido falar que a música pode ajudá-lo a se concentrar, aumentar suas pontuações em testes ou melhorar sua memória. Bastante notável, realmente. A música nos afeta de maneiras incríveis. Não há escassez de música no mundo, especialmente devido à quantidade de culturas, gêneros e o grande número de sites e aplicativos disponíveis, a música agora está mais acessível do que nunca.

 

A música pode afetar seu humor


Clique na Ficção - Mulher com headphone sorrindo


A maneira mais fácil de entender por que a música tem um efeito tão poderoso na mente é monitorar a atividade cerebral enquanto alguém está ouvindo música. A Universidade de Columbia desenvolveu uma máquina que efetivamente faz exatamente isso. Os resultados mostram diferentes partes do cérebro que são ativadas quando uma música está tocando. A maioria das pessoas tem preferências musicais diferentes, mas, curiosamente, gosto musical não é o fator mais importante, uma conexão emocional sim. Quando uma música que uma pessoa parece gostar está tocando, o sistema límbico (a parte do cérebro que controla a emoção) mostra muito mais atividade. Como resultado, a música que evoca emoção pode ter um efeito direto no humor de uma pessoa. A música pode ajudar a conectar as pessoas e nos fazer sentir que não estamos sozinhos. É por isso que temos música em festas, funerais, formaturas e em filmes. Em um estudo de 2011, os participantes concluíram uma tarefa e, em seguida, foram falsamente informados de que tiveram um desempenho ruim. Um grupo foi deixado em silêncio depois, enquanto outro grupo foi colocado em uma sala com música positiva tocando. Aqueles que ouviram a música depois relataram que estavam mais esperançosos em relação às tarefas futuras do que aqueles que ficaram em silêncio.

 

A música pode ajudá-lo a se concentrar


Clique na Ficção - Mulher deitada com fones de ouvido


A música pode realmente ajudá-lo a se concentrar? Sim, mas depende do tipo de música. Dizem que música com letra provavelmente terá um efeito problemático quando você estiver escrevendo ou lendo, mas eu discordo, isso não me afeta. A música clássica ou os gêneros instrumentais têm sido usados ​​com mais frequência para ajudar os alunos a estudar. Mas não acontece o mesmo comigo, no entanto pode ser assim para você.  Além disso, um  estudo de 2013,  publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA concluiu que crianças treinadas musicalmente tinham habilidades auditivas diárias mais fortes do que aquelas que não tinham treinamento musical. As mesmas habilidades auditivas também estão intimamente relacionadas à capacidade de uma criança de prestar atenção, manter sons em sua memória e entender a fala através do ruído de fundo.

Agora você pode desfrutar de todos os benefícios da música, sempre que quiser. Então, se você for escritor de fantasia e aventura assim como eu, vá encontrar algumas músicas estelares, instrumentais ou não, e aumente sua criatividade imaginando muitos mundos diferentes!


Dica

No livro A Música no seu Cérebro, Daniel J. Levitin,  com base nas mais recentes pesquisas da neurociência e da psicologia, revela o papel da música na evolução humana, mostra como nossas preferências musicais começam a se formar mesmo antes de nascermos e explica por que a música nos oferece experiências emocionais tão profundas. A música no seu cérebro apresenta um novo olhar sobre a música e o que ela pode nos ensinar sobre nós mesmos.





Comentários

Postagens mais visitadas