Mangá é literatura ou não?


 

O que é um Manga ou Mangá? É uma história em quadrinhos japonesa ilustrada por vários autores. São histórias que têm um enredo e consistem em esboços ou desenhos para expressar o produto.  Por outro lado, a literatura é um produto escrito com texto ou palavras para transmitir o enredo. Ele usa frases e sentenças para criar uma obra de arte definidora. As discussões sobre o mangá ser literatura têm sido feitas em todo o mundo desde o lançamento antecipado de mangás ou histórias em quadrinhos japonesas. 

Muitas pessoas disseram que Mangá não é literatura porque não são usadas puramente palavras para interpretar a essência do enredo e o contexto. Além disso, possui desenhos e fotos para que os leitores não visualizem os personagens físicos com sua imaginação enquanto mergulha na história. Alguns dizem que Mangá é literatura, basicamente porque expressa uma história com a utilização de palavras, bem como contornos realistas ou expressões visuais para ajudar os leitores a visualizarem o livro adequadamente. 

 As histórias em quadrinhos são uma combinação de imagens estáticas e palavras que representam a literatura, elas podem ser vistas em ambas as categorias secundárias assim como o mangá, mas as histórias em quadrinhos são consideradas literatura. Então por que o Mangá não seria? O mangá pode ser literatura, pois expressa a linha da história por meio da troca de diálogos que consistem em texto e palavras, pois simboliza o mundo da literatura. 

Para resumir, o Mangá sempre foi um bom e refinado produto de entretenimento por isso tem construção de mundo, e às vezes aborda questões que estão acontecendo atualmente na realidade. Assim como na literatura, que tem uma apresentação realista do mundo e das próprias pessoas. Não há dúvida de como o mangá afeta as pessoas, sendo literatura ou não. É um resultado da imaginação selvagem do autor usando ilustrações gráficas e palavras para descrever todo o contexto da história contada.

Mas agora vamos ilustrar a discussão com alguma perguntas:

Por que o mangá deve ser considerado literatura?

Devido às suas linhas de história simplistas, estilos de arte distintos e personagens bem desenvolvidos, o mangá permite que tópicos importantes como história, política e questões sociais sejam explicados em termos simples, mas divertidos, que capturarão a imaginação de qualquer leitor enquanto ainda os educa.

O que é literatura?

É o corpo de obras escritas de uma língua, período ou cultura. Todo mangá é literatura, pois todo mangá é uma narrativa, ou talvez nenhum mangá seja literatura, exceto aqueles baseados em romances.

Que tipo de gênero é o mangá?

Mangá é um termo genérico para uma grande variedade de histórias em quadrinhos e novelas gráficas originalmente produzidas e publicadas no Japão. Ao contrário dos quadrinhos americanos, que geralmente são impressos em cores, os mangás japoneses quase sempre são publicados em preto e branco. Dito isso, o mangá não é um gênero, mas pode conter vários.

Quais são os 3 tipos de literatura?

Você já se sentiu muito sobrecarregado com todos os diferentes tipos de literatura por aí? Há muitos, mas felizmente todos eles se encaixam em apenas três gêneros principais. O resto são todos subgêneros, e mesmo os subgêneros têm subgêneros. Os três gêneros principais são Prosa, Drama e Poesia.

E então, como você responderia agora? No meu conceito de leitora, tudo aquilo que leio e me envolve, tendo o poder de ativar os neurônios de minha imaginação, tendo ou não ilustrações, é literatura sim. Pode variar em gêneros, subgêneros e definições à parte, mas é uma arte da escrita, então para mim é literatura. Vou deixar aqui como indicação um mangá superconhecido e que todos amam. Death Note. Olhem como a capa está incrível! O link de compra está na imagem, é só clicar sobre ela.

 



 

 


Comentários

Postagens mais visitadas