Os livros interativos de Keri Smith



 

Você já ouviu falar de um livro muito estranho chamado Destrua esse diário, da autoria de Keri Smith? É um livro interativo que pede aos leitores que estraguem o livro e lhes diz como fazê-lo a cada página. São tarefas simples como pisar em cima dele com um sapato sujo, colocá-lo no forno de micro-ondas, queimar parcialmente uma folha ou ainda levá-lo para o banho com você. Para quem ama os livros como nós, o pedido em cada página desse livro dói em nossa alma. Mas a intenção é exatamente essa, a de destruir e ver o resultado do caos no final de tudo.

Eu já tinha ouvido falar deste livro, mas não tive coragem de comprar porque no fundo eu sabia que não seria capaz de cumprir as tarefas exigidas. Mas confesso que a curiosidade ficou batendo à porta. Um dia, porém, me deparei com dois livros interativos da mesma autora: The Imaginary World of...  e Termine esse livro. Se você está passando por algum grande problema de criatividade, como um bloqueio em sua mente e uma incapacidade de escrever ou pintar ou ser criativo, Keri Smith é uma opção divertida e curiosa. No Termine esse livro, por exemplo, há uma pitada de aventura no decorrer das tarefas, o que faz da leitura um reality literário.

O que Keri Smith faz é empurrar o leitor desavisado a ir além da sua zona de conforto. Parece divertido, mas na verdade ela está empurrando você para fazer algo com o qual você não está familiarizado. É quando a criatividade acontece. Então, se você abrir a página onde ela lhe diz para andar em uma determinada direção em sua vizinhança que você nunca esteve antes, você pode ter uma surpresa se jogar junto. Keri Smith especifica o que deve ser feito, seja montar itens mundanos ou encontrar um local secreto ou ainda criar um mundo imaginário.

O livro The Imaginary World of... (Não sei se já tem a versão em português) é especialmente interessante se você estiver tentando escrever um romance de fantasia. Ela empurra você para criar uma paisagem imaginária, um clima imaginário, um mapa, personagens, moeda, um manifesto, um dicionário….. deixa você se sentir como uma criança e você se familiariza melhor com o mundo que está tentando criar.Uma coisa que você precisa lembrar é que você precisa possuir uma cópia pessoal dos livros de Keri Smith, pois são altamente interativos e pretendem se tornar o livro que você escreve.

Vou listar aqui alguns de seus livros, mas antes vale dizer que há muitos autores de livros interativos por aí e você pode encontrar coisas muito interessantes. Entre nessa brincadeira criativa e viva uma aventura pessoal enquanto imagina a vida. Mas vamos aos livros.


1.       The Imaginary World of...




Um guia indispensável para artistas, sonhadores, escritores e crianças de todas as idades, The Imaginary World of... incentivará os leitores a se tornarem revolucionários da vida cotidiana, narrando as possibilidades nos admiráveis ​​mundos novos que eles imaginam.

 

2.       Termine esse livro




Em uma noite escura e tempestuosa, a autora Keri Smith encontrou algumas estranhas páginas espalhadas abandonadas em um parque. Ela as coletou e montou, tentando desvendar o mistério dessa descoberta inesperada, e agora está passando a tarefa para vocês, seus leitores. Sua missão é se tornar o novo autor desta obra. Você continuará a pesquisa e fornecerá o conteúdo. Para completar a tarefa, você terá que passar por algum treinamento secreto de inteligência, que está incluído neste volume. Como ninguém sabe o que está por vir, prossiga com cautela, mas saiba que este livro não existe sem você.

 

3.       Destrua esse diário




Keri Smith, ilustradora e artista canadense, inventou um tipo diferente de diário, que exige do usuário uma interação mais lúdica e inusitada. Com a proposta de estimular a criatividade e questionar convenções sobre a forma como lidamos com os objetos, Destrua este diário nos convida a rasgar páginas, rabiscar, pintar fora das linhas, manchar e até mesmo levar o livro para o banho. A ideia surgiu quando Smith começou a refletir sobre o início da sua carreira como artista e percebeu que o perfeccionismo tão exaltado na nossa cultura era um grande empecilho do processo criativo. A experiência fez com que ela entendesse que é preciso esculhambar a monotonia e o lugar-comum para que o novo possa surgir.

 

4.       A linha




A linha tem uma proposta, a princípio, bem simples: pegue um lápis e comece com um traço. Mas, a partir daí, não espere obviedades. Conforme sua linha se mover pelas páginas você vai encontrar um infinito de novas formas de explorar os espaços ― por cima, por baixo, pelas bordas, parando, voltando e até mesmo cedendo seu traço a outra pessoa. Um caminho de surpresas, ao mesmo tempo divertido e contemplativo, que ninguém sabe ao certo aonde vai dar. Só pegando no lápis para descobrir.

 

5.       Isto não é um livro




O que é um livro? Para Keri Smith, criadora de Destrua este diário e Termine este livro, essa pergunta pode ter várias respostas: um livro pode ser uma mensagem secreta, um equipamento de gravação, um instrumento musical... tudo depende da maneira como lidamos com ele. Neste novo projeto, Keri surpreende os leitores com inúmeras situações inusitadas que os farão questionar o que de fato é um livro. Plantar ideias, transformar páginas, viajar no tempo, desafiar-se — os convites a interagir e interferir no conteúdo são os mais diversos e improváveis, numa aventura de criação que atiça a curiosidade e bagunça os paradigmas do que são e para que servem os livros que lemos.

 

E então, gostou de algum? Explore e encontre muitos livros interativos de outros autores e com novas ideias. Mas para mim Keri Smith está para os livros interativos o que Johanna Baresford está para os livros de colorir. Compre essa ideia e divirta-se! Clique no botão abaixo e conheça todos os livros da autora.







 

 


 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas