Elementos da Ficção Científica

 



A ficção científica tem o poder de abrir outros mundos para os leitores explorarem, permitindo novas formas criativas de refletir. Ao ler livros ambientados em lugares que não se parecem com o mundo em que vivemos, podemos tentar entender melhor os nossos próprios.

A ficção científica é um amplo subgênero literário da ficção especulativa e da literatura fantástica. Suas semelhanças com o subgênero fantasia escondem profundas diferenças fundamentais em estilo, tom, humor e assunto. As obras do gênero ficção científica quase sempre acontecem em realidades alternativas, futuristas e muitas vezes exploram questões relacionadas à tecnologia avançada. A literatura de fantasia, em contraste, geralmente ocorre em reinos distantes que podem se basear no passado humano.

No início, a ficção científica tendia a se concentrar nos perigos e promessas da ciência e da tecnologia, e incluía pioneiros como Mary Shelley, Edgar Allan Poe, HG Wells e Júlio Verne. Já falei aqui sobre a obra visionária de Verne, o livro  Vinte Mil Léguas Submarinas é considerado um clássico do gênero, e o autor é frequentemente reconhecido como um pioneiro do gênero. Um romance imaginativo, Vinte Mil Léguas Submarinas contribuiu com algo novo para a literatura como uma jornada repleta de ação ambientada em um mundo alternativo.

A metade do século XX, considerada a Idade de Ouro da Ficção Científica, foi dominada por escritores como Isaac Asimov e Arthur C. Clarke. A publicação de 1953 de Clarke, O Fim da Infância, explora os temas do espaço e alienígenas, que eram populares no gênero na época. O romance se passa depois que seres extraterrestres invadem a Terra e, com o destino da humanidade em jogo, os humanos devem descobrir como persistir.

O gênero de ficção científica às vezes pode ser confuso, pois é cheio de tantos mundos estranhos, conceitos futuristas e temas profundos que nos deixa tontos de tanta informação e possibilidades.

Então, quais elementos são mais importantes para o gênero? Vamos saber sobre os cinco elementos-chave da ficção científica.


1. A ideia da possibilidade

Todo grande romance de ficção científica explora uma questão possível, que é uma questão hipotética que acende sua imaginação. Geralmente essa questão vem precedida de um “e se”. Alguns exemplos de “e se” que você pode explorar incluem:

E se os cientistas criassem uma criatura perigosa? (Frankenstein , Jurassic Park)

E se alienígenas pousassem na Terra? (ET, O Dia em que a Terra Parou, Guerra dos Mundos )

E se um humano se apaixonasse por uma IA? (Ela , Ex Machina )

Cada uma dessas perguntas foi explorada em inúmeros livros e filmes diferentes, mas cada autor responde de uma maneira única. Sua pergunta “e se” não precisa ser algo que ninguém tenha pensado antes, desde que sua resposta seja original.

 

2. Um cenário desconhecido

A construção do mundo é um componente emocionante de escrever uma história de ficção científica. Você pode definir seus romances de ficção científica em um horário alternativo, um local alternativo ou ambos, trabalhando com os conceitos de tempo e espaço. Se você quiser escolher um horário alternativo, pode usar um lugar real na Terra como ponto de partida, e depois imaginar como seria esse lugar em um passado diferente ou em um futuro imaginário. Se você optar por um lugar alternativo, poderá escolher um planeta terra formado no espaço sideral. Ou uma cidade flutuante, cheia de carros voadores e conceitos futuristas. Ou mesmo um mundo virtual no ciberespaço, onde tudo pode acontecer. As pessoas adoram histórias com cenários memoráveis e a ficção científica é um ótimo gênero para construir mundos ficcionais emocionantes.

 

3. Um novo tipo de tecnologia

Muitas histórias de ficção científica incluem tecnologia especulativa que os leitores nunca imaginaram antes. Se você está escrevendo história atual, alternativa ou ficção científica de um futuro próximo, você pode querer pegar formas de tecnologia avançada que já temos hoje e levá-las ao extremo. Histórias ambientadas em mundos estranhos podem ter uma tecnologia ainda mais rebuscada. Por exemplo, sua história pode ter uma máquina do tempo que pode enviar pessoas ao passado, um foguete para viagens espaciais ou uma arma de alta energia para guerra interplanetária. Acompanhe os desenvolvimentos científicos no mundo real, o que ajudará a fundamentar sua história em fatos científicos e tornar suas invenções mais plausíveis.

 

4. Personagens cativantes

Criar personagens tridimensionais relacionáveis é mais do que apenas uma das características da ficção científica, é a chave para qualquer boa história. No entanto, a ficção científica é única porque nem todos os personagens precisam ser humanos. Muitos protagonistas de ficção científica são alienígenas, robôs ou algo completamente diferente. A chave é tornar os personagens relacionáveis para o leitor. Dê ao monstro um dia de cabelo ruim; dê ao alienígena um trabalho de escritório chato; dê ao robô uma filha que ela adora. Se você desenvolver personagens com os quais as pessoas possam se relacionar, você poderá prender seu leitor à história.

 

5. Temas sobre o futuro da Humanidade

Uma grande história de ficção científica pode nos mostrar o que significa ser humano. Cada subgênero da literatura de ficção científica está pronto para explorar diferentes temas. Histórias apocalípticas como na série Os 100 mostram o lado sombrio da natureza humana e as coisas que as pessoas farão para sobreviver. Histórias alienígenas, como Star Wars, mostram o medo do “outro” e uma maior percepção do lugar da humanidade no universo. Histórias distópicas, como Admirável Mundo Novo, mostram a importância da liberdade pessoal e como o controle do governo pode ser perigoso.

Se você está pretendendo começar ou já começou uma história de ficção científica, experimente esses elementos para ver quais temas emergem. Se você estiver escrevendo um romance de ficção científica, lembre-se de que as convenções literárias de ficção científica são um ótimo ponto de partida, mas não a linha de chegada. Você pode combinar essas características de ficção científica de novas maneiras. Pense neles como uma receita, com cada elemento sendo outro ingrediente com o qual você pode brincar. Quanto mais você ler o trabalho de outros escritores de ficção científica, melhor entenderá o que foi feito antes. Preste atenção em como cada um desses cinco elementos aparece em suas histórias favoritas e tente criar algo original.

Espero que tenham gostado desse texto e que ele possa ser de alguma ajuda. Vou deixar como indicação um clássico da ficção científica, A Máquina do Tempo de H. G. Wells.

 








 

 

Comentários

Postagens mais visitadas