Uma curiosidade: onde surgiu o primeiro livro?

 

Clique na Ficção - Um fundo preto com uma pedra cheia de escritas cuneiformes no meio

Vocês sabem qual foi o primeiro livro já escrito? Comecemos pelo início. O primeiro livro já escrito não é O Livro de Gênesis. Ao contrário da crença popular, pelo menos em certos círculos, não foi escrito por Deus ou Adão ou mesmo Moisés.

Na verdade, a invenção da escrita marca a fronteira entre a pré-história e a história. A primeira linguagem escrita que conhecemos foi o cuneiforme arcaico. Nome difícil, não é? Acredita-se que tenha aparecido por volta de 3400 aC durante o período inicial da antiga civilização suméria na região entre os rios Tigre e Eufrates, no que hoje é o Iraque. Essa região do Crescente Fértil é conhecida como o berço da civilização, justamente por causa dos primeiros indícios de vida civilizada vierem de lá.

O cuneiforme era originalmente uma linguagem pictográfica. Nesse sistema primitivo de escrita, as ideias e os objetos eram representados por desenhos, muitas vezes gravados em pedras. Antes do desenvolvimento do alfabeto, muitos povos antigos transmitiam suas mensagens por meio do sistema pictográfico, gradualmente foi se tornando silábica e composta de caracteres em forma de cunha (a palavra cuneiforme vem do termo latino cuneus que significa cunha). Os primeiros escritos estavam em tabuletas de argila e provavelmente eram listas administrativas.

A primeira história escrita que chegou até nós é A Epopéia de Gilgamesh. É um relato mitologizado de uma figura histórica, Gilgamesh, um governante da cidade-estado suméria de Uruk, que se acredita ter governado em algum momento entre 2700-2500 aC, também conhecido pela narrativa mesopotâmica do Dilúvio.

Existem várias versões fragmentárias da história. Os mais antigos conhecidos são datados por volta de 2100 aC. Mas alguns estudiosos acreditam que podem ser transcrições de textos sumérios anteriores. Versões integradas foram encontradas datando de cerca de 2000-1700 aC. A versão padrão mais completa foi escrita em 12 tábuas de argila em algum momento entre 1500 – 1200 AC. Foi descoberto nas ruínas da biblioteca do rei assírio Assurbanipal em Nínive, que era a maior biblioteca do mundo antigo pré-helênico, ou seja, antes da civilização clássica grega surgir.

A definição de “livro” tornou-se mais flexível nos últimos anos. Antigamente, um “livro” era definido como uma coleção de folhas impressas de papel encadernado, encaixadas entre duas capas. Mas com o advento do e-book, a definição está mudando quase diariamente. Seria preciso concluir que uma história escrita e lida em tábuas de argila não é menos um livro do que uma em um iPad. O Épico de Gilgamesh continua disponível em edição de capa dura, brochura e e-book. Há apenas uma cópia disponível em tabuletas de argila. Isso pode ser encontrado no Museu Britânico.

Não conhecemos o primeiro livro já escrito nas Américas, mas o livro mais antigo no Hemisfério Ocidental ainda existente é um manuscrito maia de casca de figo, que se acredita ter sido escrito no século 13 dC. É chamado de Dresden Codex, nomeado para a cidade em que reside. O primeiro livro publicado na América do Norte foi The Whole Booke of Psalmes. Foi impresso em Cambridge, Massachusetts, em 1640. Sabe-se que existem onze exemplares desta primeira edição.

Agora, como estamos falando de antiguidade, vou trazer aqui o exemplo de 8 livros que ainda resistem ao tempo:

 

1.            Bíblia de Gutenberg – c. 1450 – 1455




Embora a Bíblia de Gutenberg não seja tão antiga quanto os outros livros que sobreviveram ao longo da história, ela está sendo incluída nesta lista por seu significado como o primeiro livro a ser impresso usando tipos móveis produzidos em massa; e quando as pessoas pensam no que é um livro tradicional, a Bíblia de Gutenberg é o exemplo mais antigo disso. O livro foi impresso por Johannes Gutenberg, que inventou a imprensa e iniciou a Revolução da Impressão, por volta de 1450-1455.

 

2.            Livro de Kells – c. 800 AD




O Livro de Kells ou o Livro de Columba, é um dos maiores tesouros da Irlanda, pois é um manuscrito iluminado que remonta a cerca de 800 dC. Antes da recente datação do livro para cerca de 800 dC, os estudiosos acreditavam que o livro pode ter sido o Grande Evangelho de Columba, um monge irlandês do século VI. O livro recebeu o nome da Abadia de Kells, onde foi abrigado por muitos séculos – atualmente está em exibição permanente na Biblioteca do Trinity College, em Dublin, na Irlanda.

 

3.            Evangelho de São Cuthbert – c. Século VII d.C.




O Evangelho de São Cuthbert é o livro europeu sobrevivente mais antigo e remonta ao século VII. O livro é uma cópia do Evangelho de São João e foi nomeado para São Cuthbert, cujo livro foi colocado em seu caixão em algum momento após sua morte em 687. Foi redescoberto em 1104 na Catedral de Durham, onde o caixão de São Cuthbert foi movido do seu mosteiro para escapar dos ataques vikings.

 

4.            Evangelhos Garima – c. 330 - 650 dC




Os Evangelhos Garima são dois livros evangélicos do Mosteiro Abba Garima na Etiópia e são os mais antigos manuscritos cristãos iluminados completos conhecidos. Até a última década, os estudiosos sempre acreditaram que ambos os livros datavam do século 11, mas testes recentes de carbono mostram que os livros datam de 330 a 650 dC.

 

5.            Biblioteca de Nag Hammadi – c. 3º – 4º século d.C.




A Biblioteca de Nag Hammadi é uma coleção de treze códices enterrados em uma jarra lacrada que foi encontrada em 1945 por um fazendeiro chamado Muhammed al-Samman, na cidade egípcia de Nag Hammadi. Os escritos encontrados nos códices são principalmente sobre tratados gnósticos, mas também contêm obras pertencentes ao Corpus Hermitcum, bem como uma tradução/alteração parcial da República de Platão. Um dos códices contém o único texto completo conhecido do Evangelho de Tomé.

 

6.            Codex Sinaiticus (Bíblia do Sinai) – c. 330 - 360 dC




O Codex Sinaiticus, comumente chamado de Bíblia do Sinai, é um dos livros mais importantes e preciosos do mundo. Isso ocorre porque é o único manuscrito antigo da Bíblia cristã ainda em grande parte intacto. Assim, tornando o Codex Sinaiticus uma das bíblias mais antigas de todos os tempos.


7.            Tábuas de Ouro Pyrgi - c.500 aC




As Tábuas de Ouro Pyrgi foram encontrados durante uma escavação da antiga cidade portuária de Pyrgi, Itália, em 1964 e datam de cerca de 500 aC. Embora as tabuletas não sejam exatamente um livro, cada tabuinha tem buracos ao redor da borda, sugerindo que eles já foram encadernados.

 

8.            Livro de ouro etrusco - c.600 aC




Embora não se saiba muito sobre o Livro de Ouro Etrusco, acredita-se que seja o livro mais antigo do mundo, pois remonta a cerca de 600 aC. O livro inteiro é feito de ouro 24 quilates e consiste em seis folhas encadernadas, que têm ilustrações de um cavaleiro, uma sereia, uma harpa e soldados. O livro foi encontrado em algum momento no final da década de 1950, em uma tumba descoberta durante a escavação de um canal ao longo do rio Strouma, na Bulgária.

Acharam o post interessante? Sempre é bom conhecer um pouco da história desse objeto que tanto amamos. Vou deixar uma indicação para quem gosta de ler e pesquisar esse tipo de documento. A série Apócrifos e pseudo-epígrafos da Bíblia. Nele você vai encontrar livros que não entraram no cânone oficial.












 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas