Os cartões de Natal antigos e a magia que possuíam

Clique na Ficção - Cartão de natal estilo vintage mostrando pessoas comemorando ao redor de uma mesa

 

No início dos anos 80, no período das Festas de final de ano, eu me lembro de passar horas nas Lojas Americanas admirando os cartões de Natal. Na época minha mente já era fértil para criar histórias e aqueles cartões eram feitos de uma forma tão delicada, que eu me perdia divagando naquelas imagens.


Clique na Ficção - Cartão de natal estilo vintage mostrando uma casa com as luzes acesas e algumas crianças caminhando para ela

Eram imagens de vilas remotas em meio a montanhas, chalés com luzes de velas através das janelas e a neve caindo ao redor, crianças brincando ao redor de bonecos de neve, ruas bucólicas com pessoas caminhando felizes, gatinhos brincando com os presentes dispostos embaixo das árvores de Natal, o trenó do Papai Noel deixando um rastro de luz... Eram tantos temas! Todos eles enfeitados com muito glitter para destacar a beleza e simplicidade da imagem, geralmente em alto relevo.


Clique na Ficção - cartão de natal estilo vintage mostrando uma cidade e uma ponte com a neve caindo sobre ela

Eram cartões pequenos, abrindo não daria para escrever muita coisa, não possuíam nenhuma surpresa dentro, eram apenas cartões. Mas eles tinham um poder sobre mim. O poder de me transportar para aquelas paisagens, me fazendo sonhar acordada. Um pouco como a personagem Clara de O Quebra-Nozes. Aliás, todo Natal eu costumo assistir esse ballet.

Com o tempo, os cartões foram sumindo e dando lugar a outros, esses maiores e sempre com alguma surpresa, mas sem a magia que me prendia aos primeiros. Era uma alegria imensa voltar da escola e cortar caminho pela loja em época de Natal. Descobri recentemente que existem pessoas que colecionam cartões de Natal e que podem ser comprados em sites como OLX e Estante Virtual. Penso em começar a minha coleção em breve.

O Natal sempre foi a minha data favorita e eu acho que as pessoas que gostam dessa festa tendem a adquirir manias estranhas que se tornam quase regras. Passaram-se os cartões e hoje a regra é assistir filmes de Natal. Esses filmes românticos e bobinhos, mas que te fazem relaxar pela simplicidade das histórias. São quase como cartões de Natal animados. Eu e minhas filhas costumamos fazer uma lista de filmes e assistir um por dia até o Natal chegar. Parece bobagem, mas não é. A magia está em fazer essas coisas com as pessoas que mais importam para você.


Clique na Ficção - cartão de natal estilo vintage mostrando duas crianças enfeitando uma árvore de natal

E quanto a vocês? Lembram-se quando os cartões de Natal escritos eram a única maneira de enviar cumprimentos? Vocês se lembram de como as pessoas antes da Internet faziam para desejar a seus amigos "Feliz Natal"? A caixa de correio ficava cheia de cartões demonstrando esta alegria. Passeie pelo passado, percorrendo cartões que vão lembrá-lo de um tempo mais simples.

Nesta época do ano ficamos presos a tudo que se refere ao Natal, e damos importância demais a tarefas como decorar a nossa árvore e a casa, preparar pratos deliciosos para a ceia, comprar presentes, reunir familiares e amigos. Com tantas pessoas para agradar, encontramos na Internet muitas ideias divertidas e sugestões de presentes que nos ajudam a começar. Tudo é mais fácil e desejamos enviar para a família e amigos aquilo que mais identifica o espírito da época, mas tanta facilidade e opções nos tiram um pouco da importância de agir com atos simples e cheios de sentimento, como escolher o cartão perfeito.


Comentários

Postagens mais visitadas