Mitologia e Folclore, como usá-los em minha escrita?

Clique na Ficção - Poseidon saindo do mar com seu tridente

 

O folclore e a mitologia têm a capacidade de oferecer ideias inspiradas para a escrita. Principalmente pelo fato de essas histórias muitas vezes terem uma conexão estreita com o lugar em que se vive, e poderem nos dizer muito sobre nossa história local, política, cultura ou até mesmo o ambiente natural. Olhando para o folclore brasileiro, por exemplo, o número de histórias que giram em torno da floresta e das águas pode nos dar uma visão da história das primeiras explorações em nossa mata virgem, do clima traiçoeiro e das condições ambientais, onde animais desconhecidos para o explorador ou fenômenos atmosféricos podem ter sido confundidos com bestas mitológicas. Explorar o folclore na escrita criativa pode oferecer mundos interessantes e originais ao mesmo tempo em que oferece uma oportunidade de se aprofundar no conhecimento de nossa própria cultura e história.


Clique na Ficção - Juíza Débora falando ao povo de Israel


Alguns anos atrás, eu comecei a mergulhar mais profundamente no texto bíblico, usando-o como inspiração para uma saga de fantasia, Os Tronos da Luz. Eu queria escrever uma história baseada em Juízes 4 e 5, que conta a história da juíza Deborah, única mulher a liderar Israel em uma guerra vitoriosa. Para isso, pesquisei muitos textos da tradição judaica que contavam a mesma história. Um texto em particular fez toda a diferença para mim. Nele, o autor supunha que Deborah, a mulher de Lapidote (como descrita na Bíblia), na verdade não fosse casada, e Lapidote fosse apenas um título que significaria Mulher das Chamas, talvez uma alusão à sua função para com o santuário ou ao poder inflamatório de suas palavras proféticas. Explorar essa história foi essencial para o curso do meu romance e me inspirou a escrever uma história totalmente nova a partir da base desse texto bíblico, onde apareciam outros personagens importantes como Jael, Héber, Barak, Jabim e Sísera. Enquanto escrevia, me envolvi com os arquétipos do folclore e da história bíblica, onde fui acrescentando detalhes e encaixando-os conforme a história ia sendo criada; Eu queria explorar a força feminina como liderança, então parecia o evento perfeito para se trabalhar.


Clique na Ficção - a terra dividida em quatro elementos


Ao trabalhar nesse projeto, passei a pesquisar mais sobre folclore e mitologia para usar na minha escrita. Passei a estudar textos antigos e as mais variadas mitologias, estudei a Jornada do Herói e outra ideia foi surgindo ao me deparar com um tema até certo ponto bastante trabalhado por outros autores, que foi o tema dos quatro elementos. Eu queria fazer algo diferente, onde pudesse me aprofundar nos elementos como construtores e mantenedores de mundos, então eu li um texto antigo chamado A Origem do Mundo, um texto gnóstico, e através dele eu pude unir as ideias e criar um mundo onde a união dos quatro elementos garantiam a ordem do universo. Essa história gerou minha segunda obra de fantasia Os Guardiões de Dúnia.

Foi mergulhando mais profundamente nesses temas que percebi que realmente não eram novos para mim. Eu tenho absorvido folclore minha vida inteira: em livros e histórias populares de O Hobbit a Nárnia, da Bíblia a livros de mitologia, dos contos de fadas às fábulas, isso sem falar em filmes e em outras mídias populares, como música (já escrevi um post sobre isso) ou videogames. Agora, na minha escrita, adoro aprender as origens desses mitos populares, bem como explorar os menos conhecidos. Posso dizer que o folclore e o mito têm sido fundamentais para enriquecer minha escrita e fornecer inspiração para novas ideias. Então, aqui compartilho algumas dicas importantes para escrever inspirada no folclore e no mito:

 

Antes de tudo, pesquise

A pesquisa o ajudará a pensar em como ou por que você pode trabalhar a ideia, ou como você pode incorporar temas contemporâneos em seu trabalho.


Conheça sua cultura local

Estude sobre sua cultura e seu folclore. Melhor ainda, tente sair e conhecer os locais das histórias ou visite as bibliotecas, sempre há muitas coisas interessantes.


Não tenha medo de inovar

Você talvez encontre releituras de uma história que deseja explorar. Muita coisa já foi escrita sobre a mitologia grega e romana e também sobre os contos de fadas com interpretações muito diferentes. Mas pense no que você pode oferecer de novo? Olhe a história através de seus olhos.


Leia sobre o tema

Isso inclui livros de mitologia e folclore, contos de fadas, escritos antigos, livros religiosos, o que você puder encontrar. Quanto mais conhecer, mais rico irá ficar seu conteúdo.


Brinque com os detalhes

Ao pensar em recontar uma história, você pode adicionar uma reviravolta simplesmente trazendo elementos novos para a história. Que tal um conto de fadas ambientado no espaço ou uma criatura do folclore que resolve mistérios de assassinato?


Divirta-se escrevendo

Faça isso e nunca pare de estudar sobre o assunto, vai te render muitas ideias. Eu, por exemplo, já tenho outra sendo trabalhada. Posso dizer que é uma pesquisa interessante e quando escrevemos unindo os detalhes que encontramos, a escrita se torna muito prazerosa..

 


Comentários

Postagens mais visitadas